Sindicato dos Papiloscopistas de MS condena notícias falsas sobre novo RG

Silvana Vevelt
By Silvana Vevelt

Por conta de notícias inverídicas espalhadas por indivíduos em grupos de WhatsApp sobre falsa cobrança para emissão da nova Carteira de Identidade, o Sindicato dos Peritos e Peritas Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS), está emitindo um alerta para toda comunidade do Estado. A entidade condena aproveitadores e disseminadores de fake news e informa que a identidade atual é válida até 2032, ou seja, por mais de 8 anos.

A papiloscopista Danielle Bueno, presidente do Sinpap/MS afirma que o sindicato repudia as fakes news e desinformações deliberadamente compartilhadas, que visam induzir a população a erro com o repasse de informações inverídicas sobre a confecção do novo documento de identidade. “Ressaltamos que o sindicato tomará as providências necessárias em relação a divulgação de informações falsas. Também estamos vigilantes quanto a eventuais desacatos cometidos contra os servidores públicos que estão lotados nos Postos de Identificação, motivados justamente em razão de propagação de informações inverídicas”, comenta a presidente.

Danielle Bueno faz questão de ressaltar que a população se informe, acesse e acompanhe somente os sites e veículos de informações oficiais do Estado. A dirigente informa que todo o processo é feito por agendamento, de forma antecipada, e somente na página da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).

A verdade sobre o Novo RG – A emissão é gratuita e se trata de primeira via, pois é um novo modelo nacional. Mesmo para quem já possui RG no Mato Grosso do Sul, trata-se de primeira via. O agendamento é aberto todo final de mês para o mês subsequente. São abertas mais de 1000 vagas por dia. ão existe prazo mínimo para agendamento. A primeira emissão é e continuará sendo gratuita. O Novo documento adota o CPF como numeração única. O RG atual continua válido até 2032.

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *