Twitter lança notas da comunidade para combater fake news

Silvana Vevelt
By Silvana Vevelt

O Twitter lançou um novo recurso para combater as fake news (notícias falsas), entre outros conteúdos enganosos que são compartilhados em sua plataforma. Chamado de “notas da comunidade”, trata-se de uma funcionalidade que foi criada em resposta às imagens geradas por IA (inteligência artificial). Recentemente, tem ocorrido problemas com o uso de imagens geradas por IA que são utilizadas para tentar enganar usuários no Twitter.

Na tentativa de contar a reação das pessoas a este tipo de publicação, o Twitter anunciou hoje o lançamento do “notas da comunidade”. O recurso será utilizado para alertar sobre a veracidade de uma determinada informação compartilhada na rede social, onde agora irão aparecer avisos logo abaixo dos tweets.

O Twitter passará a anexar automaticamente notas em tweets com informações potencialmente falsas. As notas (observações) adicionadas à serão avaliadas de acordo com o impacto de escrita. Para medir o impacto, é feito o rastreamento da frequência com que um avaliador de conteúdo ganha o status de útil, que é obtido através de avaliações feitas por outras pessoas.

Recurso “notas da comunidade” está sendo lançado no Twitter para a avaliação de publicações falsas. Fonte: Twitter

Dependendo da publicação, o avaliador de publicações poderá adicionar informações sobre a imagem. Depois disso, pode ser definido se a denúncia está relacionada ao texto ou à imagem anexada.

As “notas da comunidade” permitem que se avalie somente a imagem ou o texto do tweet. Fonte: Twitter

A funcionalidade ainda será aprimorada, segundo o Twitter. A empresa diz:

Atualmente, a intenção é errar no lado da precisão ao combinar imagens, o que significa que provavelmente não corresponderá a todas as imagens que parecem corresponder a você. Vamos trabalhar para ajustar isso para expandir a cobertura, evitando correspondências errôneas.

Foi dito também que será feito o monitoramento do uso do recurso “notas da comunidade” e que o Twitter estará aberto a comentários a respeito da funcionalidade.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *