TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes no Brasil, diz pesquisa

Silvana Vevelt
By Silvana Vevelt

O TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil, à frente de Instagram e Facebook. A informação foi divulgada nesta terça-feira (16) na pesquisa TIC Kids Online Brasil.

O levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que faz pesquisas sobre o uso de internet no país. A nova edição do relatório identificou que:

93% das crianças e dos adolescentes no Brasil usam a internet;
Desses, 78% acessam redes sociais, mas apenas 38% postam texto, foto ou vídeo próprios – em teoria, as plataformas não aceitam usuários com menos de 13 anos;
WhatsApp e Instagram são as redes sociais em que mais usuários têm perfis;
Mas o TikTok é o mais usado (é apontado como a principal rede social por 34% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos);
Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm maiores índices de uso de internet.

A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com 2.651 crianças e adolescentes ao lado de seus pais ou responsáveis, entre outubro de 2021 e março de 2022.

Pela primeira vez, o Cetic.br perguntou sobre o uso do TikTok entre crianças e adolescentes. A rede social aparece na 3ª colocação quando o critério é em qual serviço os usuários de 9 a 17 anos têm perfil. Mas é apontada como a plataforma que é efetivamente mais usada entre esse público.No recorte por renda, o levantamento aponta que o TikTok lidera como principal rede entre crianças e adolescentes nas classes AB (41%), e empata com o Instagram na classe C (34%).

O Facebook se sai melhor entre jovens das classes DE (20%, contra 30% do Instagram e 29% do TikTok), ainda que permaneça na 3ª posição como principal plataforma para este grupo.

“As classes A e B aparecem em maiores proporções em plataformas novas do que as classes C e DE”, analisa Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, sobre a popularidade do TikTok.

“A gente observa as diferenças por classes para todas as plataformas, mas essas mais novas têm uma diferença mais acentuada do que aquelas que já são populares há mais tempo.

Segundo a Cetic, 2,1 milhões de crianças e adolescentes brasileiros moram em domicílios sem computador nem internet.

 

Apesar de 78% das crianças e adolescentes com internet no Brasil usarem redes sociais, apenas 38% postaram um texto, imagem ou vídeo de autoria própria. Enquanto isso, 49% compartilharam texto, imagem ou vídeo de outros perfis.

A pesquisa mostra ainda que 81% dos usuários de internet entre 11 e 17 anos viram divulgações de produtos ou marcas na internet. O contato com publicidade aconteceu principalmente em sites de vídeos, como apontam 67% dos usuários desse grupo.

As principais formas de divulgação aconteceram por meio de influenciadores que ensinam como usar algum produto (62%), abrem embalagens de produtos (61%) e mostram produtos que alguma marca deu para elas (54%).

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *