19.8 C
Brasil
domingo, maio 26, 2024

A uva Arinto – conheça suas características

- Advertisement -spot_img

Você sabia que a uva Arinto está entre as castas mais tradicionais de Portugal? De acordo com Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, essa variedade é considerada uma das melhores uvas brancas de Portugal, produzindo vinhos com uma acidez que se destaca e, ao mesmo tempo, traz consigo, aromas sutis.

Marco Carbonari revela que a uva Arinto é utilizada, normalmente, para elaborar vinhos frescos e espumantes, pois apresenta um enorme potencial por conta de sua acidez e aromas cítricos que remetem à maçã verde e limão siciliano, no entanto, em rótulos mas complexos, o toque de maracujá e damasco são notáveis.

A uva Arinto se adapta facilmente com o terroir a qual é cultivada e, Marco Carbonari explica que em Portugal, ela se apresenta da forma mais nativa, sendo uma das castas mais antigas do país.

Seus bagos são pequenos e a casca consistente, porém, seus cachos costumam ser grandes e compactos. Marco Carbonari comenta que, por ser uma variedade de maturação tardia, apresenta uma sensibilidade à umidade. Ela se adapta facilmente em diversos terroirs com climas e locais variados, apresentando melhor resultado em regiões de clima ameno.

Hoje a casta, segundo Marco Carbonari, é cultivada em diversas áreas portuguesas, conhecida por nomes como Alentejo e Padermã, produzindo varietais e blends de alta qualidade.

Quer saber mais sobre as uvas e o universo do vinho? A vinícola Vila Santa Maria está localizada no Vale do Baú em São Paulo e está de portas abertas para recebê-lo, oferecendo um dia único regado a muito vinho Brandina, cultura e tradição. Para mais informações acesse: www.villasantamaria.com.br/. Marco Carbonari espera por você!

Todas Notícias
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here