32.3 C
Brasil
sexta-feira, maio 24, 2024

Mudanças hormonais: comum, porém um incômodo

- Advertisement -spot_img

Você sabia que as mulheres, ao longo da sua vida, sofrem mudanças hormonais bastante significativas? O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que muitas mulheres não sabem o quão importante é o acompanhamento médico desde a adolescência para identificar qualquer mudança ruim. Veja neste artigo tudo sobre o corpo feminino e as mudanças hormonais.

 

Sobre o corpo feminino

 

O corpo da mulher é cheio de novidades, como uma caixinha de surpresas. Muitas vezes, algumas mudanças podem até se tornar coisas ruins, como doenças, precisando de tratamento com medicamentos ou até mesmo cirurgias de emergência. Por isso, é sempre importante que a mulher relate as mudanças corporais que ela tem percebido, a fim de garantir que um profissional possa ajudá-la quando algo grave acontecer.

 

Para Orcione Ferreira Guimarães Júnior, médico especialista na saúde feminina, as mudanças são normais, porém podem trazer outras coisas junto, como alguns problemas hormonais e mudanças drásticas. Sendo assim, é sempre importante estar em contato frequente com um especialista que saiba exatamente como te ajudar com esses fatores.

 

As mudanças hormonais

 

O corpo da mulher, desde a primeira menstruação, na adolescência, sofre diversas mudanças, como por exemplo: crescimento dos seios, ganho de peso, queda de cabelo, acne, mudanças de humor, amadurecimento e até mesmo alguns problemas no aparelho reprodutivo. Sendo assim, é essencial que todas essas mudanças sejam relatadas a um profissional de saúde para que os exames necessários sejam feitos e qualquer alteração negativa seja identificada.

 

Segundo Orcione Ferreira Guimarães Júnior, as mudanças hormonais são essenciais para se realizarem porque elas preparam o corpo para a fase de reprodução humana, transformando-o e fazendo com que ele esteja pronto para esse período. Por isso, também, de acordo com ele, é indispensável que os exames anuais sejam feitos para garantir que não exista nenhum problema em relação às mudanças hormonais. 

 

Alguns problemas que muitas mulheres descobrem depois da primeira menstruação são:

 

  • Endometriose
  • Síndrome de ovários policísticos
  • Testosterona elevada
  • Infertilidade

 

Tratamento e acompanhamento são essenciais!

 

Por isso, é sempre importante investir no acompanhamento médico com um especialista na saúde feminina, para ficar de olho em tudo o que está em mudança no seu corpo. Um médico saberá exatamente como tratar algum problema e te orientará sobre todos os cuidados precisos para que a sua saúde não seja afetada a longo prazo, prevenindo sequelas.

 

Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que já é hora das mulheres se dedicarem mais a sua saúde, relatando cada probleminha ao seu profissional. Muitas doenças podem sim ser tratadas quando são descobertas no começo na sua incidência, por isso, o diagnóstico precoce é sempre muito importante para garantir que aquele problema hormonal não irá evoluir para algo pior.

Todas Notícias
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here