Você já ouviu falar nesse conceito no ramo da farmácia hospitalar? O empresário Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, pensa que o conceito de overdose está atrelado às alterações no organismo quando este é submetido a uma quantidade excessiva de drogas, nesse caso, de medicamentos. Sendo assim, se possui interesse ou curiosidade neste tema, leia o artigo até o final e entenda melhor os sintomas e os riscos atrelados a esse termo.
Caso não seja do seu conhecimento, a overdose geralmente é acometida por pacientes que não se atentam à orientação médica e acabam fazendo uso de medicamentos de maneira autônoma. Por isso, como acredita o empresário Manoel Conde Neto, essa desorientação tem como consequência a overdose e acontece também por erros na dosagem. Vale lembrar que medicamentos comumente vendidos, tais quais ibuprofeno e paracetamol, que podem ser comercializados sem receitas, também podem levar um paciente a ter overdose caso consumido de forma inadequada.
Mas como a overdose ocorre?
Basicamente, ela acontece após a ingestão de uma dose elevada de medicamentos, o que não sobra tempo para o corpo eliminar esse excesso de substância. Assim, surgem os sintomas dessa condição clínica e pode levar a complicações sérias se não tratada imediatamente. Dessa forma, como aconselha o empresário Manoel Conde Neto, o ideal nesses casos é ligar para a emergência, não induzir o vômito e nem oferecer bebidas e alimentos ao paciente para não complicar o quadro.
Quais os sintomas de uma overdose?
Dentre os sintomas que podem estar vinculados à crise de overdose, estão: perda de consciência, excesso de sono, confusão, vômitos, respiração acelerada e pele fria. Entretanto, na concepção do empresário Manoel Conde Neto, os sintomas podem variar de medicamento para medicamento, além da quantidade possuir grande interferência. Por isso, os pacientes devem ser informados acerca dos efeitos do excesso dos medicamentos.
E no hospital, como é tratada essa condição?
Tudo fica a depender do medicamento usado que causou a overdose, além de levar em consideração os sintomas apresentados pela vítima. Sendo assim, na concepção do empresário Manoel Conde Neto, no hospital, para eliminar a quantia em excesso da substância, são feitas lavagens gástricas e intestinais, além de que, também usa-se carvão vegetal ativado para evitar a maior absorção do medicamento.