32 C
Brasil
domingo, maio 26, 2024

Como e para que é feito o exame de Cistoscopia

- Advertisement -spot_img

Segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a cistoscopia – também conhecida como uretrocistoscopia -, é um exame que tem a função de diagnosticar a patologia vesical da bexiga, cancro da bexiga, inflamação e cálculos renais. 

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que esse exame é indicado por urologistas para a investigação de alguns sintomas, além de ser realizada também com fins de tratamentos terapêuticos, um exemplo disso é a fragmentar litíase, distender a bexiga, retirar cateter, injetar toxina botulínica e/ou tratar patologia do trato urinário alto (ureter e rim).

Para a realização do exame não é necessário jejum. Sendo um processo relativamente simples, o paciente deverá se posicionar de forma ginecológica para dar maior acesso à uretra. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que, após o posicionamento do paciente, é aplicado um anestésico local e lubrificante para diminuir a sensibilidade à introdução do cistoscópio.

Nos homens, o procedimento tende a ser mais desconfortável, isso por o tamanho da uretra ser maior do que nas mulheres. Durante o exame, o médico obterá imagens as quais o possibilitaram distinguir o que é patológico e o que não é. No final do exame, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que é comum obter-se uma amostra de urina para a avaliação citológica.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa ainda que, após o exame, é comum sentir algum desconforto ao urinar e, em caso de febre e dor intensa, o médico deverá ser relatado, pois poderá haver a presença de infecção da uretra ou bexiga, sendo necessário administração de antibióticos para a melhora. Quer saber mais sobre sua saúde? Acesse o site do Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e agende sua consulta urológica:  http://marcofortes.med.br/.

Todas Notícias
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here