32 C
Brasil
domingo, maio 26, 2024

Qual a importância de instituições como a CUFA para a sociedade?

- Advertisement -spot_img

Você já ouviu falar sobre a CUFA? O simpatizante da causa, Marcelo Madureira Montroni, explica que essa é uma organização não governamental, que traz projetos voltados para as favelas brasileiras. Através destas ações, diversas pessoas têm acesso a capacitação profissional, atividades culturais e oportunidades no mercado. Mas qual a importância de instituições como essa para a sociedade? É o que você irá descobrir neste artigo! 

Conhecendo a CUFA 

Caso você nunca tenha escutado sobre a CUFA (Central Única das Favelas), saiba que essa é uma organização brasileira com reconhecimento nacional e internacional. Com mais de 20 anos de atuação, o projeto surgiu como forma de promover atividades nas áreas de lazer, esportes, educação, trabalho e cultura para a população mais marginalizada. Interessante, não? 

História 

A história da CUFA começou quando jovens das favelas do Rio de Janeiro, decidiram criar espaços para se expressarem. Dessa forma, principalmente através do hip hop, esse grupo observou uma oportunidade de expor seus questionamentos e pensamentos. Mas, isso não parou por aí, pois, conforme o apoiador de causas sociais Marcelo Madureira Montroni explica, o movimento tomou grande proporção até chegar ao que é hoje.   

Atividades e projetos 

Como citado, a Central Única das Favelas une diversas ações nas variadas áreas. No campo da cultura e arte, por exemplo, os jovens e adolescentes aprendem sobre grafite, audiovisual, DJ, break e outras atividades. Na educação, são expostos a projetos literários e preparação para o mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes. 

No esporte, diversas modalidades estão presentes. Além do basquete, com a competição de futebol, até as crianças mais pequenas são integradas nos jogos. Para o comprometido com o trabalho voluntário, Marcelo Madureira Montroni, essa é uma forma de fazer com que as habilidades desse público sejam desenvolvidas, além oferecer possibilidades para que eles possam seguir carreira. 

Importância de instituições como a CUFA 

As ações dessa organização demonstram a importância que instituições voltadas para projetos sociais têm para o país. Isso porque, com as atitudes e atividades realizadas, é possível criar novas perspectivas para os moradores dessas comunidades e suprir as necessidades que as desigualdades promovem. 

Sendo assim, incentivar a CUFA e outras organizações sociais, é uma forma de contribuir para a redução das fragilidades presentes na sociedade e criar espaços para que essas pessoas possam se expressar. O apoiador do movimento Marcelo Madureira Montroni ainda vislumbra que, através dessas iniciativas, pode-se trazer maiores oportunidades no mercado de trabalho também.

Todas Notícias
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here