32.3 C
Brasil
sexta-feira, maio 24, 2024

Quais são as causas do câncer de penis?

- Advertisement -spot_img

O câncer de penis é considerado um carcinoma raro e grave. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico, mestre e doutor em urologia, fala sobre o tema e alerta os homens sobre os riscos desta patologia. O câncer de penis possui maior incidência entre homens com mais de 50 anos, contudo, há outros fatores que resultam na patologia. Confira:

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a importância de manter exames e consultas médicas em dia para realizar um diagnóstico preciso e de forma precoce com o objetivo de iniciar o tratamento de forma precoce a fim de uma alta taxa de sucesso no procedimento. Desse modo, em seu consultório no Rio de Janeiro, na Clínica Urológica Marco Antonio, mantém sempre seus clientes informados e em alerta para a importância de realizar os exames.

Além disso, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, manter uma boa higiene íntima, é outra forma de se precaver contra a patologia. Sendo assim, com base nos dois fatores acima citados, correlaciona o carcinoma às baixas condições socioeconômicas, uma vez que a falta de saneamento básico e de produtos de higiene faz com que homens em situação de vulnerabilidade social deixem de fazer a higiene íntima correta.

Prova disso é o fato de que por ano cerca de 1000 homens têm seus membros amputados, por conta da falta de higiene. Limpar corretamente o penis, envolvendo as áreas do prepúcio etc, evita a proliferação de doenças e bactérias, desta maneira, impede e/ou evita  o desenvolvimento do câncer de penis.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que há estudos que conferem a existência de fatores confluentes entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer de penis. Dessa maneira, entre as formas de prevenção, uma boa higiene íntima e o uso de preservativos íntimos são maneiras viáveis de se proteger.

Ademais, o estreitamento do prepúcio também pode ser uma causa, pois o excesso de pele que reveste a glande pode acabar por acumular sujeira e resquícios, levando a infecções e complicações mais severas. Desse modo, a cirurgia de fimose é bastante indicada para prevenir esta patologia.

Além disso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes alerta para que em decorrência de qualquer indício, contate um urologista de forma rápida, pois sinais como feridas e anoamiliar no corpo do penis podem indicar a existência de uma patologia grave.

Todas Notícias
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here