32.3 C
Brasil
sexta-feira, maio 24, 2024

Qual a diferença entre o vinho do porto e o vinho madeira?

- Advertisement -spot_img

Os vinhos possuem inúmeras propriedades que os tornam únicos e incrivelmente saborosos. Essa afirmação é do especialista em vinhos Marco Antonio Carbonari, o qual cedeu uma entrevista à nossa redação acerca do tema: qual a diferença entre o vinho do porto e o vinho madeira? Portanto, para conhecer mais sobre esse universo dos vinhos, confira:

O vinho do porto e o vinho madeira são vinhos excelentes, possuem origem portuguesa e, apesar das diferenças que logo serão contempladas neste artigo, eles também possuem semelhanças, como o alto teor de álcool e açúcar, bem como os dois são caracterizados por serem vinhos fortificados.

“Em primeiro lugar, e se tratando das diferenças a serem abordadas, podemos iniciar pela origem”, ressalta Marco Antonio Carbonari. Acerca da produção do vinho do porto, suas uvas são da região do Vale do Douro, na cidade do Porto, enquanto o vinho madeira, estão localizadas na Ilha da Madeira.

Além disso, por mais que haja uma alta concentração de açúcar em ambos os vinhos, há uma diferença considerável, enfatiza o especialista em vinhos Marco Antonio Carbonari. Eles podem ser secos ou extras secos e, na verdade, o que culmina para este fato tem a ver com o processo de fermentação que a bebida passa, sendo assim, irá depender de como ela foi elaborada. Contudo, em geral, o vinho do Porto é considerado mais doce que o vinho Madeira.

Continuamente, ademais, outra diferenciação consiste nas cepas. Enquanto o vinho do Porto utiliza as uvas Touriga, Sousão, Tinta Francisca, Mourisca, entre outras, o vinho Madeira utiliza as: Tinta Negra Mole, Malvasia, Verdelho, Terrantez, entre outras, sendo esse um dos fatos mais discrepantes acerca dos vinhos, pois, além do processo de fabricação do vinho, sua matéria-prima é parte essencial no seu resultado.

O processo de envelhecimento também se diferencia, fala Marco Antonio Carbonari. O vinho do Porto é envelhecido através de um barril de carvalho ou em garrafa, enquanto o vinho Madeira tem um processo de envelhecimento diferente, ele é baseado em altas temperaturas, podendo ser aquecido a quase 50°, em estrutura de aço inox (para suportar os altos níveis de calor).

Todas Notícias
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here