19.8 C
Brasil
domingo, maio 26, 2024

Sedentarismo: um guia prático e rápido para modificar hábitos sedentários na juventude

- Advertisement -spot_img

O combate ao sedentarismo desde a juventude é uma das emblemáticas contemporâneas. Para o empresário Weber Micael da Silva, o sedentarismo é uma pauta de necessidade de discussão e mudança no âmbito de todas as faixas etárias. Contudo, combatê-la desde a juventude, facilitará na formação de adultos com práticas e hábitos cada vez mais saudáveis. 

O sedentarismo traz sérios riscos à saúde do adolescente devido ao amadurecimento hormonal e do processo de desenvolvimento cognitivo e lógico do indivíduo. O sedentarismo leva a falta de estímulos em diversos sistemas do organismo, além de diminuir as interações sociais e de contato com a natureza. Os perigos ocasionados por essa diminuição do gasto calórico é preocupante, e Weber Micael da Silva reuniu algumas formas de modificação e combate ao sedentarismo.

A princípio, o empresário reforça que o estímulo de familiares e especialistas deve ser constante, pois as primeiras experiências com a mudança de hábito são negativas, visto que trata-se de um corpo – até então – inapto. Por isso, Weber Micael da Silva ressalta a importância de introduzir as novas práticas de maneira leve, para que o desconforto não impacte na regularidade dos hábitos e atividades. 

Outro aconselhamento fornecido por Weber Micael da Silva é o de começar por atividades físicas que lhe despertem interesse. Tenha preferência pelo que traz prazer ao praticar. Além do mais, procure espaços de fácil deslocamento, em regiões próximas a casa ou escola do adolescente. A partir da prática de atividades físicas, o corpo reagirá positivamente de várias maneiras como: fortalecimento do sistema imunológico, aumento da capacidade de raciocínio, manutenção das articulações e músculos, aumento do equilíbrio e do funcionamento cardiorrespiratório. 

Contudo, Weber Micael da Silva complementa as mudanças de hábitos ao destacar a importância de alinhar as práticas físicas à boa alimentação, buscando comer corretamente. Além disso, o descanso auxilia na manutenção e aumento de energia. A prática é essencial, porém, deve-se separar o tempo para reequilibrar as energias e diminuir o desgaste. Por fim, o empresário encerra com o principal: necessidade de acompanhamento médico. Procure sempre um especialista que o acompanhe e estabeleça as melhores condições para reformular e modificar a sua saúde da melhor forma. 

Todas Notícias
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here