32 C
Brasil
domingo, maio 26, 2024

Justiça Eleitoral ministra painéis sobre violência política de gênero e fake news

- Advertisement -spot_img

A Justiça Eleitoral apresentará dois painéis durante a Semana Jurídica da Faculdade Anhanguera, em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), nesta quinta-feira (19.10), a partir das 19h. Os temas abordados serão “Violência política de gênero” e “Fake news no processo eleitoral”, no auditório da Faculdade, que fica na Avenida Ary Coelho, no bairro Cidade Salme.

 

Os painéis serão presididos pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). “Nosso objetivo é estimular o debate sobre o processo eleitoral e aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade. Iremos conversar com os estudantes que são futuros operadores do Direito, inclusive na área eleitoral, por isso, é muito importante tratarmos assuntos como estes. A violência política de gênero e a desinformação são práticas que devem ser combatidas constantemente”, ressalta a desembargadora.

 

A disseminação da participação feminina na política, inclusive, foi a ação definida pela atual gestão do TRE-MT dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, ela atende à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que versa sobre política da inovação.

 

O painel sobre fake news terá como palestrantes o juiz-membro substituto do TRE-MT, Abel Sguarezi, e o advogado eleitoralista, Maurício Castilho, sob presidência da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. Já o tema de violência política de gênero será abordado pela diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), juíza Ana Cristina Silva Mendes, tendo como moderador do painel o juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Villela, e a presidente da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

 

Semana Jurídica

 

A programação da Semana Jurídica da Faculdade Anhanguera também conta com ciclo de palestras, que tem início nesta terça-feira (17.10), às 19h, com o tema “Desafios e oportunidades da carreira jurídica”. Os palestrantes serão a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Adenir Carruesco; o procurador nacional adjunto de Defesa das Prerrogativas e advogado, Stalyn Paniago; e a defensora pública, Jaqueline Gevizier Rodrigues Ciscato. Já na quarta-feira (18.10), às 8h, a palestra será sobre a “Lei 11.340/06 (Maria da Penha), avanços e atualidade”, com a participação da advogada criminalista Jaqueline Drosghic; do delegado Fernandor Fleury da Mota; e da juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, Maria Mazarelo Farias Pinto.

 

Todas Notícias
- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here